Hoje eu estava refazendo meu caminho com meus fonogramas, que talvez um dia sejam famosos eu espero, e fiz uma coisa que acredito que poucos músicos fazem, pela minha falta de atenção à isso, e tendo um perfil de especialista da música.
Quem sou eu pra me colocar na pele das pessoas, (seria pretensão minha?) Mas o fato é que comecei a ler tudo sobre o Spotify, uma empresa que me desperta muito interesse. O Spotify pra mim não é sobre ganhar dinheiro com fonogramas, a ideia genial no meu ponto de vista, está na imensa capacidade de criar acervos e conectar o artista fonográfico com ouvintes do mundo todo. Ainda não é uma plataforma fácil, e na minha humilde opinião, nunca será. Porque o fazer artístico por trás de cada produção é único e envolve única criatividade. Nem que seja a criatividade da sua história em relação ao ambiente virtual. (Isso é conversa pra outro dia.) E recebendo a newsletter do Spotify hoje, eu abri o email e falei "beleza, vou clicar em TODOS os links deste e-mail e ver o que essa plataforma de capital aberto quer que eu veja.” Encontrei coisas muito interessantes, e vou falar de 3, por ordem de relevância. 1 - O Spotify responde todas as perguntas sobre a interação com a plataforma: principalmente sobre teorias conspiracionistas e burburinhos das pessoas. Existe uma página da plataforma chamada “loud and clear” que tem inclusive o segundo tópico desta nossa conversa, que é o FAQ.. perguntas frequentemente feitas. Essa sessão eles respondem coisas que eu vinha falando besteira com alguns amigos próximos inclusive por estar desatualizado. Vou destacar uma pergunta que me pegou de jeito pois eu já me fizeram e não sabia a resposta: "A música era melhor antes do streamming”? essa me pegou de jeito, e teremos que fazer uma conversa voltada somente pra isso. Por isso recomendo essa página, que inclusive, possui links para outros assuntos muito interessantes. 2 - Ser claro quanto às finanças. Sendo uma empresa de acionistas, acredito que andam fazendo muito bem desse jeito. “Mas Samuel, eu sou músico, não sou investidor” - galera, eu sou declaradamente uma pessoa de princípios de esquerda, mas vou deixar um card nesse vídeo, falando sobre posicionamento político na música e do meu ponto de vista de quem já esteve bastante inserido em causas sociais no Brasil, e espero que você, mesmo de esquerda, ou de direita, goste, e leve consigo o tamanho da complexidade desses tipos de posicionamento. Posicionamento esse, que o Spotify também declara na sua sessão de finanças. O que é: se o artista tem milhões de views, por que ele não recebe mais? Claramente uma pauta de distribuição de renda, e essa parte é muito interessante de ver, como uma empresa desse porte comporta quando o assunto é entregar ao produtor a sua porcentagem. Não vou colocar nenhum valor nem nenhum julgo a respeito disso agora, porque como eu citei anteriormente, cada tópico desse merece que você vá lá e leia. 3 - Se você ficou no vídeo até agora, muito provavelmente você está interessado num pensamento novo ou diferente do seu. E sim, o Spotify é para pessoas que gostam de ouvir pessoas! A plataforma divide em perfis de pessoas que ganham dinheiro na plataforma. São eles:
Se você ainda não tá se coçando pra entrar no site, só clique no link abaixo e veja por si mesmo as possibilidades. Confira as dicas de produtividade, entre elas, está o foco dirigido, onde você tira uma vez por dia para ler sobre a área que atua. Precisamos sempre nos manter atualizados e nossa marca de bandeira fincada no solo do mercado, por isso conte comigo e minha equipe de artistas consultores caso você tenha interesse em galgar novos passos da carreira. Me despeço aqui, e para mais informações ou contato direto: @osamucabral Confira nossa agenda de shows e saiba quando estaremos na sua cidade ;) Links úteis: https://linktr.ee/osamucabral https://loudandclear.byspotify.com/
0 Comments
Leave a Reply. |
Autor@osamucabral Histórico
July 2023
Categorias |